top of page

Nelly Furtado X Lovezinho

Se você consome internet ativamente, é quase impossível não ter visto Xurrasco021 dançando ao som da letra "Quando te encontrar, é sequência de lovezinho"


"Lovezinho", interpretada por Treyce e com produção de WK, foi lançada em 2022, e viralizou com o vídeo do criador de conteúdo.


A música se tornou um hit do Carnaval 2023, com um refrão daqueles que não saem da cabeça e uma melodia que parece bastante familiar - porque, de fato, é. Lovezinho carrega, em seu refrão, a melodia de “Say It Right”, de Nelly Furtado e Timbaland.


Fim da sequência de lovezinho


O problema: o uso da melodia não havia sido autorizado por Nelly, a compositora.

Em meio a um impasse nas negociações para regularizar seu uso, Lovezinho foi retirada das plataformas. Até o momento, a música segue fora do ar.

A negociação em números


Nos detalhes divulgados, os versionistas ofereceram 30% dos direitos para a artista, enquanto do outro lado, a editora solicitava 100% dos direitos, além de uma multa de 40 mil dólares (cerca de R$200 mil) pelo uso indevido.


É importante dizer que toda versão musical só pode ser comercializada mediante aprovação do autor original, e este ponto é indiscutível nesse caso.


O que achamos interessante exercitar são possíveis dúvidas quanto à negociação e regularização do uso: A editora poderia ter sido mais branda e analisado melhor a situação? Se os versionistas estavam errados, não deveriam aceitar a proposta? Existe uma regra que estabeleça essas porcentagens?


Como todo licenciamento musical, todos esses pontos dependem de negociação.

Podemos discutir diversos fatores sobre como a obra original foi utilizada, assim como as partes envolvidas nessa situação fizeram, chegando em entendimentos diferentes sobre o uso. No final, irá depender de todos estarem confortáveis com o acordo feito, pois não há uma regra estabelecida que defina uma porcentagem exata.


Casos similares


Festa no Apê’ do cantor Latino teve 100% dos royalties autorais revertidos para o compositor original de ‘Dragostea Din Tei’, mas foi autorizado a criar sua versão;


Em um caso mais recente, o hit ‘Coração Cachorro’ utilizou parte da melodia de ‘Same Mistake’, do cantor James Blunt, que aprovou o uso e pediu somente 20% da autoria. Nesse caso, houve uma intervenção direta do artista canadense no acordo.


s2 Acordo


Nelly Furtado tem a palavra final na aprovação do uso de sua obra, mas, o diretor jurídico da Sony Publishing afirmou que as portas seguem abertas para um acordo.


Aqui na Lemos, durante as negociações de licenciamento, sempre agimos para chegar em um lugar comum onde todas as partes estejam confortáveis. Nossa torcida, nesse caso, é para que isso ocorra!


(Fonte: G1 / Imagem: Reprodução)

Comments


bottom of page